II COLÓQUIO DE ESTUDOS CELTAS E GERMÂNICOS:
ORALIDADE E LITERATURA
Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.
16 e 17 de setembro de 2009
Promoção: Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA) e Grupo BRATHAIR
Coordenação: Prof. Me. Manuel Rolph Cabeceiras (CEIA-UFF), Profa. Dra. Silvia Damasceno (CEIA-UFF) e Prof. Dr. Johnni Langer (UFMA/Brathair)
Apresentação
Desde que Parry e Lord efetuaram suas paradigmáticas investigações sobre a obra de Homero, durante os anos 1920, os estudos da denominada tradição oral vêm influenciando decisivamente as mais variadas abordagens e temas das ciências humanas, especialmente as que envolvem os povos antigos e medievais do Ocidente. Passando por análises sobre mitologia, religiosidade, literatura, sociedade, chegando até mesmo a considerações sobre política e instituições, a oralidade tornou-se elemento chave para se compreender os mecanismos de interação entre as mais variadas esferas de uma cultura. Outros debates (como os de Watt e Goody) ampliaram o escopo para a relação entre o oral e o escrito, sendo devedor de múltiplas abordagens (a história oral, de Vansina a Thompson; a poesia e literatura oral, de Finnegan a Havelock). Entre as mais recentes obras envolvendo estas aplicações para o classicismo e o medievo, temos Letramento e oralidade na Grécia Antiga, de Rosalind Thomas e A letra e a voz, de Paul Zumthor. Para os estudos envolvendo os povos celtas e germânicos, todas estas abordagens vêm sendo muito promissoras – ao mesmo tempo em que tentam recuperar aspectos culturais e historicidades por um viés diferente da tradicional análise das fontes clássicas – propondo novas problemáticas de investigações, novos rumos e alternativas metodológicas para entender sociedades que dependiam quase que totalmente de tradições calcadas na voz. Desta maneira, o presente colóquio propõe uma série de debates interdisciplinares, não somente a respeito da relação entre a oralidade e a literatura no mundo céltico e germânico, como também apresentando ao público a possibilidade de intercâmbio metodológico nos estudos de Antiguidade e Idade Média.
Programação
Dia 16 de setembro, quarta-feira:
13:30h – Abertura
14:00h – Conferência de Abertura: Oralidade e literatura no mundo clássico
Coordenação: Profa. Dra. Silvia Damasceno (CEIA – UFF)
O Estudo da Oralidade em Homero: Um Breve Panorama – Profa. Doutoranda Lucia Sano (UFRJ)
15:30h – Mesa-redonda 1: Oralidade e literatura no medievo céltico
Coordenação: Prof. Me. Manuel Rolph Cabeceiras (CEIA-UFF)
O “Mabinogion” e a narrativa galesa medieval – Profa. Dra. Mônica Amim (UFRJ)
Cristianização e a produção de Livros Penitenciais na Irlanda dos séculos VI a VII – Profa. Mestranda Elaine Farrel (Translatio Studii-UFF)
Os deuses e as letras: aspectos da religiosidade celta na literatura irlandesa medieval – Prof. Dra. Elisa Lima Abrantes (UFF)
Vozes e letras de amor e morte: as fontes orais de Tristão e Isolda – Profa. Me. Luciana de Campos (Brathair / FAMA)
Dia 17 de setembro, quinta-feira:
10:00h – Mesa-redonda 2: Oralidade e literatura entre os celtas
Coordenação: Prof. Dr. Filippo Olivieri (CEIA-UFF/Brathair)
O ideal guerreiro entre os celtas: diálogos entre literatura e a arqueologia - Grndo.Erick Carvalho (CEIA-UFF)
Uma janela para a Idade do Ferro? Oralidade e escrita, rupturas e continuidades nos textos medievais irlandeses - Grndo. Pedro Vieira da Silva Peixoto (LHIA-UFRJ)
Oralidade e início da escrita entre os celtas da Gália e da Britânia no final da Idade do Ferro – Prof. Dr. Filippo Olivieri (CEIA-UFF/Brathair)
14:00h – Mesa-redonda 3: Oralidade e literatura no medievo germânico (I)
Coordenação: Profa. Dra. Vânia Leite Froes (Scriptorium-UFF)
Francos, troianos e o monstro marinho: Fredegário e a tradição cronística das origens merovíngias – Prof. Dr. Edmar Checon de Freitas (Scriptorium-UFF)
A busca da origem dos visigodos: entre o mito, a história e a história - Prof. Dr. Sérgio Feldman (UFES)
Oralidade, escrita e poder na Península Ibérica da Alta Idade Média (Séculos IV/VIII) -Prof. Dr. Mário Jorge Bastos (Translatio Studii-UFF)
16:00h – Mesa-redonda 4: Oralidade e literatura no medievo germânico (II)
Coordenação: Prof. Dr. Ciro Flamarion Cardoso (CEIA-UFF)
Germanos e romanos – por uma análise histórico-literária da arte da Guerra - Prof. Dr. Álvaro Bragança Júnior (UFRJ/Brathair)
Aventura e magia no mundo das sagas islandesas - Prof. Me. João Bittencourt de Oliveira (IAP/UERJ)
Sagas islandesas e oralidade: as perspectivas da Nova Escandinavística – Prof. Dr. Johnni Langer (UFMA/Brathair)
18:00h – Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário